Ponto de Corte:
Segundo Angel Diaz o
Exame é a solução da máxima do senso, que impõe a hipótese da crise econômica (neoliberal),
o que consiste em corte no orçamento destinado a educação. Aquele expediente
foi concebido por dar base legal ao refreamento do acesso à educação, todavia é
fato que o exame não corrobora a apreensão do conhecimento. Agregou-se ao mesmo a solução para os
problemas fomentados na esfera social, particularmente aqueles que não podem
ser solucionados. Como pode este instrumento ser justo quando a estrutura
social é injusta? O autor afirma que a educação é um campo, onde existe transformação
das relações sociais e pedagógicas. E
elenca a hipótese do exame como meio de conversão, Primeira conversão: Problemas
sociais em problemas técnicos – o Exame funciona como ponto de corte, para
o cidadão ascender intelectualmente, legitimando o saber de um individuo
através da Certificação ou título profissional, conferindo a este uma dimensão
científica. Segunda conversão: De
problema metodológico a problemas de rendimento – o Exame está intrínseco ao método,
mais a pedagogia é exercida objetivando a certificação, sendo negligente com a
qualidade do ensino e resolução dos problemas de formação, processos cognitivos
e aprendizagem. Terceira Conversão: o
Exame como um problema (de controle) científico
no séc. XX. Em direção ao empobrecimento do debate educativo. Troca-se o termo
Exame por Avaliação (de suposta conotação acadêmica) mais a segregação intrínseca
continua, pois só alguns tem acesso à educação em virtude de uma qualidade
congênita: a inteligência. Percebe-se também a prática do paradigma tradicional
de aprendizagem, sendo que o ápice da pedagogia do exame se dá quando se
mensura a aprendizagem do educando e a representa com um símbolo. Porém o teste
é só um instrumento, são os problemas elencados acima que a educação enfrenta
que deve ser superados. Em virtude dos fatos mencionados, Angel conclui que o
exame é apenas um ambiente de antagonismo entre problemas de diversas índoles.
O Exame e Classificatório:
[1]
BARRIGA, Angel Diaz. Uma Polêmica em relação ao exame. In: ESTEBAN, Maria Teresa
(org.)
Avaliação:
uma prática em busca de novos sentidos. 5. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
P. 51-82.
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