quinta-feira, 5 de março de 2015

Uma Polêmica em relação ao exame[1]



Ponto de Corte:
Segundo Angel Diaz o Exame é a solução da máxima do senso, que impõe a hipótese da crise econômica (neoliberal), o que consiste em corte no orçamento destinado a educação. Aquele expediente foi concebido por dar base legal ao refreamento do acesso à educação, todavia é fato que o exame não corrobora a apreensão do conhecimento.  Agregou-se ao mesmo a solução para os problemas fomentados na esfera social, particularmente aqueles que não podem ser solucionados. Como pode este instrumento ser justo quando a estrutura social é injusta? O autor afirma que a educação é um campo, onde existe transformação das relações sociais e pedagógicas.   E elenca a hipótese do exame como meio de conversão, Primeira conversão: Problemas sociais em problemas técnicos – o Exame funciona como ponto de corte, para o cidadão ascender intelectualmente, legitimando o saber de um individuo através da Certificação ou título profissional, conferindo a este uma dimensão científica. Segunda conversão: De problema metodológico a problemas de rendimento – o Exame está intrínseco ao método, mais a pedagogia é exercida objetivando a certificação, sendo negligente com a qualidade do ensino e resolução dos problemas de formação, processos cognitivos e aprendizagem. Terceira Conversão: o Exame como um problema (de controle) científico no séc. XX. Em direção ao empobrecimento do debate educativo. Troca-se o termo Exame por Avaliação (de suposta conotação acadêmica) mais a segregação intrínseca continua, pois só alguns tem acesso à educação em virtude de uma qualidade congênita: a inteligência. Percebe-se também a prática do paradigma tradicional de aprendizagem, sendo que o ápice da pedagogia do exame se dá quando se mensura a aprendizagem do educando e a representa com um símbolo. Porém o teste é só um instrumento, são os problemas elencados acima que a educação enfrenta que deve ser superados. Em virtude dos fatos mencionados, Angel conclui que o exame é apenas um ambiente de antagonismo entre problemas de diversas índoles.

O Exame e Classificatório:





[1] BARRIGA, Angel Diaz. Uma Polêmica em relação ao exame. In: ESTEBAN, Maria Teresa (org.)
Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. P. 51-82.

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