Decálogo
1-[...]
“Elas vinham de uma experiência de investimento no processo e passaram para uma
experiência de investimento no produto”, [...] (Pág. 62).
A
mudança de paradigma neste caso mutila a forma do aprendizado, até por que o
aluno e forçado a se plasmar a nova situação. Passando de uma forma democrática
(avaliação) para uma forma excludente.
2-[...]
“diferença entre avaliar e examinar”. (Pág. 62).
A
avaliação diagnostica as causas do déficit no aprendizado dando o feedback ao
aluno, estimulando-o ao aprendizado onde o erro não elimina o sujeito mais pode
ser um ponto de partida no processo de aprendizagem. Enquanto que a prática do
exame é de caráter classificatório e excludente.
3-”
O que é mesmo investir no processo e não no produto? ”[...]. (Pág. 63)
O
Processo implica em diagnosticar e intervir na situação problema de forma
sequencial, transformando qualitativamente o estado de aprendizagem do aluno.
Enquanto que o produto é um estado acabado não há o interesse em modifica-lo.
4-[...]
“dependem da concepção que temos sobre o ser humano e sua trajetória na vida”
[...] (Pág. 63).
Partindo-se
do princípio de que o Sujeito é um ser inacabado e traz consigo saberes (empírico)
então a opção acadêmica é a de criar um sujeito crítico e pensante adere-se a
avaliação ou se acreditamos que o Sujeito e uma página em branco e queremos
cria pessoas subservientes adere-se ao exame.
5-[...]
“investigar suas causas, assim como busca e realizações curativas”. (Pág. 64)
Não
basta diagnosticar as causas do déficit na aprendizagem se faz necessária a
mudança de mentalidade e de hábito para investir na qualidade do aprendizado.
6-[...]
“necessita conceber o educando como um ser em movimento, em formação e agir
coerentemente a partir dessa concepção”. (Pág. 64)
O
intelecto do individuo é dinâmico, o mundo evolui com suas tecnologias e o
homem também precisa adaptar-se as novas formas de conhecimento é um processo
constante de acomodação do conhecimento.
7-“Deixemos
os exames para as situações de exames (concurso)”; (Pág. 64).
Nesta
modalidade o intuito e classificar, esta intrínseca a função de excluir o
candidato.
8-[...]
“fazermos diagnóstico e intervenção”[...] (Pág. 64)
Diagnosticar
a situação problema e intervir para que se obtenham uma aprendizagem
satisfatória sendo este um processo dinâmico.
9-[...]
“todos os instrumentos necessitam de cobrir todo o essencial”[...] (Pág. 65)
A
investigação da situação problema deve ser abrangente, para que possa ser feita
reflexões sobre o assunto de diversos ângulos, assim o índice de acerto na
solução do déficit aproxima-se da perfeição.
10-[...]
“transformar conceitos em práticas”. (Pág. 65)
Faz-se
necessária uma postura empreendedora por parte de todos que fazem a educação,
para que as mudanças surtam efeito ...é pratica e praticar.
[1] LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a
pedagogia do exame. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. 22. Ed.
São Paulo: Cortez, 2011, p. 61-65.
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