Para Luckesi essa é uma
prática historicamente comprovada, a utilização do método de teste, para a
ascensão intelectual e social do individuo. Essa sendo uma falsa afirmação de
intelectualidade e competência profissional. Os professores utilizam-se dos
exames como fator negativo de motivação, estimulando a apreensão de conteúdo
não por proporcionar a aprendizagem, mais por serem submetidos a uma prova,
então os alunos são tendenciosos a reproduzir o conteúdo. O autor ainda
descrevendo a prática do teste afirma que dados estatísticos formais, descreve
o desempenho global dos discentes de uma determinada Instituição, todos com o
fim ultimo de galgar uma nova etapa na suposta ascensão intelectual. Há uma
contradição entre o que se prega na educação (desenvolver a parte cognitiva do
estudante) e o que se faz na verdade é perpetuar a cultura pedagógica do exame,
que induz a permanência do modelo tradicional de aprendizagem- reprodução de
conteúdo – com o fim ultimo que é pontuar para mensurar a aprendizagem. O exame
elaborado pelo facilitador não auxilia na aprendizagem do estudante diz
Cipriano. O que existe na verdade é pressão psicológica de todos os lados (sociedade,
pais, instituições...) para se pontuar, vive-se em função do tempo, ou seja,
existem prazos dentro dos quais o aluno tem que atingir a meta previamente
estabelecida, para poder passar a outro nível de aprendizagem, o sujeito
torna-se refém de si mesmo. O individuo é estimulado a se plasmar pelo que dita
à sociedade caso contraio ele fica a margem da mesma. Sobre as sequelas da
pedagogia do exame o autor conclui: Pedagogicamente,
ele converge à atenção para os testes desta forma não contribui
qualitativamente para a aprendizagem. Psicologicamente
é útil para desenvolver caráter subalterno onde o sujeito é presa de si mesmo. Sociologicamente é útil para o processo
de seletividade social.
Dado o exposto o autor
conclui que a segregação social existe o exame é mais um instrumento usado para
acentuar este fato.
[1]
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre
a pedagogia do exame. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. 22. Ed.
São Paulo: Cortez, 2011, p. 35-44.
Nenhum comentário:
Postar um comentário