sexta-feira, 6 de março de 2015

Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame[1]


Para Luckesi essa é uma prática historicamente comprovada, a utilização do método de teste, para a ascensão intelectual e social do individuo. Essa sendo uma falsa afirmação de intelectualidade e competência profissional. Os professores utilizam-se dos exames como fator negativo de motivação, estimulando a apreensão de conteúdo não por proporcionar a aprendizagem, mais por serem submetidos a uma prova, então os alunos são tendenciosos a reproduzir o conteúdo. O autor ainda descrevendo a prática do teste afirma que dados estatísticos formais, descreve o desempenho global dos discentes de uma determinada Instituição, todos com o fim ultimo de galgar uma nova etapa na suposta ascensão intelectual. Há uma contradição entre o que se prega na educação (desenvolver a parte cognitiva do estudante) e o que se faz na verdade é perpetuar a cultura pedagógica do exame, que induz a permanência do modelo tradicional de aprendizagem- reprodução de conteúdo – com o fim ultimo que é pontuar para mensurar a aprendizagem. O exame elaborado pelo facilitador não auxilia na aprendizagem do estudante diz Cipriano. O que existe na verdade é pressão psicológica de todos os lados (sociedade, pais, instituições...) para se pontuar, vive-se em função do tempo, ou seja, existem prazos dentro dos quais o aluno tem que atingir a meta previamente estabelecida, para poder passar a outro nível de aprendizagem, o sujeito torna-se refém de si mesmo. O individuo é estimulado a se plasmar pelo que dita à sociedade caso contraio ele fica a margem da mesma. Sobre as sequelas da pedagogia do exame o autor conclui: Pedagogicamente, ele converge à atenção para os testes desta forma não contribui qualitativamente para a aprendizagem. Psicologicamente é útil para desenvolver caráter subalterno onde o sujeito é presa de si mesmo. Sociologicamente é útil para o processo de seletividade social.
Dado o exposto o autor conclui que a segregação social existe o exame é mais um instrumento usado para acentuar este fato.




[1] LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 35-44.

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