Segundo Luckesi para
alterar o atual processo de ensino-aprendizagem se faz necessário, mudança de
comportamento, como também se adaptar as novas formas de aprendizagens e
condições para praticá-las, substituindo o exame pela avaliação. Mas devemos
ficar atentos para não repetir os princípios que outrora fora incutido em nossa
personalidade. Quanto à causa da resistência a mudança, para o processo de
avaliação, é de cunho histórico afirma o autor, vejamos: tato a sociedade
burguesa quanto à contemporânea, ambas possuem característica excludente e o Exame faz parte. Enquanto
que, a avaliação da aprendizagem é democrática, está sendo inclusiva,
acolhe a todos. Há uma disparidade de um
paradigma para o outro, o agir de modo ”inclusivo” dentro de uma
sociedade“excludente” precisa de comprometimento político. Superar asnormas não
é fácil, pois a tendência é que mesmo inconscientemente as repliquemos.
Dessa forma diz
Luckesi, para que a conversão aconteça faz-se necessária uma desconstrução
interna desse paradigma e construir um novo. Incorporando o que existe de
positivo e agregando novos conhecimentos.
[1]LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a
pedagogia do exame. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. 22. Ed.
São Paulo: Cortez, 2011, p. 67-72.
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