sexta-feira, 6 de março de 2015

De examinar para avaliar, um trânsito difícil, mas necessário[1]



Segundo Luckesi para alterar o atual processo de ensino-aprendizagem se faz necessário, mudança de comportamento, como também se adaptar as novas formas de aprendizagens e condições para praticá-las, substituindo o exame pela avaliação. Mas devemos ficar atentos para não repetir os princípios que outrora fora incutido em nossa personalidade. Quanto à causa da resistência a mudança, para o processo de avaliação, é de cunho histórico afirma o autor, vejamos: tato a sociedade burguesa quanto à contemporânea, ambas possuem característica excludente e o Exame faz parte. Enquanto que, a avaliação da aprendizagem é democrática, está sendo inclusiva, acolhe a todos.  Há uma disparidade de um paradigma para o outro, o agir de modo ”inclusivo” dentro de uma sociedade“excludente” precisa de comprometimento político. Superar asnormas não é fácil, pois a tendência é que mesmo inconscientemente as repliquemos.
Dessa forma diz Luckesi, para que a conversão aconteça faz-se necessária uma desconstrução interna desse paradigma e construir um novo. Incorporando o que existe de positivo e agregando novos conhecimentos.



[1]LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 67-72.

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